Como estamos trabalhando durante a quarentena

 Talks 
Separamos algumas dicas e novidades para te ajudar com o home office!

Como estamos trabalhando durante a quarentena

  

Com a rápida disseminação do Covid-19, o Coronavírus, todos tiveram que se adaptar a uma nova realidade, uma em que cada um fica em sua casa, há o distanciamento físico, o silêncio predominante, o estoque de suprimentos e a preocupação.

Não sabemos ainda como o mundo ficará após esse surto. Muitas previsões já foram feitas (e muitas outras ainda aparecerão na mídia), sendo que a maioria apresenta um cenário negativo para todos os setores da economia.

Mas paremos por alguns instantes para analisarmos o agora. Se você está trabalhando de casa, pensando em como otimizar sua rotina, este texto é para você. Isso porque essa análise do momento atual é algo que estamos fazendo aqui na Metlycs.

Eu vou te contar como mantivemos o “espírito do escritório” vivo, usando algumas ferramentas gratuitas.

 

A tecnologia a nosso favor

 

Nós somos uma empresa SaaS (Software as a Service), o que pode ou não significar que este tipo de empresa tem facilidade em se adaptar ao modelo home office. Sim, temos tudo de que precisamos para trabalhar remotamente. Mas, olhando pela perspectiva da companhia com um contato diário, o home office não é atraente para todos.

É o meu caso. Eu funciono bem melhor quando acordo cedo, tomo meu banho e meu café e vou ao escritório. Tenho até uma rotina de podcasts que escuto no caminho (estamos preparando um conteúdo específico sobre isso), e tem vezes que já vou respondendo e-mails para adiantar meu dia.

Quando o surto começou, fizemos uma reunião interna na Metlycs sobre o tipo de trabalho que teríamos à frente. Foi unânime: todos preferiam ir ao escritório enquanto desse. Como, então, dar conta desse contato diário com o qual estamos acostumados?

A resposta: uma plataforma chamada Discord.

Parte da nossa equipe é gamer, e o Discord tem justamente essa pegada. Você pode configurar canais diferentes e fazer uma stream da sua tela. Aqui na Metlycs, cada um da equipe recebeu sua própria sala. Temos duas salas de reunião, canais para banheiro, cozinha e ligações, além daqueles específicos para notícias e momentos de descontração – na primeira sexta-feira de quarentena, fizemos um happy hour online!

Cada um faz uma stream da sua própria tela enquanto trabalha. Essa foi uma solução que encontramos para “simular” o trabalho no escritório, onde qualquer um pode passar atrás da cadeira do outro e dar uma olhadinha na tela do computador. E, com canais específicos para cada atividade do dia, como escovar os dentes depois do almoço, todos conseguem saber onde cada um da equipe está durante o horário de trabalho. Isso evita que uma pessoa entre na sala da outra, fazendo um barulho de acesso e com microfone aberto – não é ruim quando temos interrupções ao falar ao telefone?

 

Usando o Trello

 

O Trello já é uma ferramenta bem manjada. Então vou pular apresentações e partir direto para o uso da Metlycs dessa plataforma.

Por aqui temos diversos cards, com dois ambientes (boards) diferentes: um é o Scrum (o qual já tínhamos) e o novo chama Projetos. O primeiro era uma forma que encontramos para otimizar nossas atividades diárias e, se necessário, entender o que o outro estava fazendo em um dia específico.

Com isso, as demandas ficaram mais organizadas, já que passamos a realizar pequenos projetos juntos, transcendendo áreas distintas da empresa. Ao mesmo tempo que todos contribuem de alguma forma com todas as atividades da Metlycs, a equipe consegue ter uma visão mais clara do caminho que seguimos juntos.

O novo board, Projetos, veio como uma forma de entender exatamente cada etapa de uma mesma atividade. Se vamos lançar uma nova campanha, por exemplo, adiciono ao mesmo card todas as pessoas que precisarão fazer parte, como design, marketing e desenvolvimento. Cada arte, cada ação de divulgação e atributo de programação ficam num checklist, e cada responsável vai assinalando o que já está pronto. O Trello, inclusive, calcula a porcentagem pronta do projeto, o que facilita (e muito!) o contato com o cliente.

 

O espaço de cada um

 

Um home office forçado pode parecer negativo em um primeiro momento, assim como tudo que nos força a fazer algo que não necessariamente queremos. Por aqui começamos a dividir algumas experiências positivas ao invés de notícias que vemos na televisão.

Percebemos que temos mais horas em nosso dia, já que não perdemos algumas no trajeto casa-trabalho. Fora isso, muitas empresas e instituições começaram a abrir cursos que antes eram pagos, fazendo deste um ótimo momento para dar aquele up na formação profissional (e por que não pessoal?).

É claro que temos horários determinados para atividades. Mas, aqui na Metlycs, passamos a não nos preocupar tanto com interrupções de cachorros latindo ou passarinhos cantando na janela.

Entendemos que cada um tem seu espaço, seu momento, sua responsabilidade e sua forma particular de resolver problemas do dia a dia. E foi por isso que decidimos entrar na onda de conteúdos diferenciados, como uma tentativa de alcançar pessoas que possam estar num momento de incerteza sobre como se organizar ou aguentar a quarentena.

Daqui pra frente, produziremos conteúdos direcionados a esse momento particular pelo qual estamos passando. Vamos compartilhar tudo que está nos ajudando a superar isso, seja para otimizar nosso trabalho, contribuir com nossos conhecimentos ou aliviar eventuais tensões pessoais.

Nosso trabalho continua da mesma forma, sem afetar o desempenho de estratégias dos nossos usuários. Nossos canais de comunicação seguem ativos como sempre estiveram, assim como nossa infraestrutura.

Portanto, fique ligado para as nossas novidades! Temos lançamentos esperados para nossa plataforma!

 

 

Ah, nossos parceiros da Kmaleon estão entrevistando uma galera de umas empresas sensacionais, trazendo muito conteúdo bacana voltado para esse momento do Covid-19. Tem várias dicas de como direcionar os negócios, como lidar com a equipe e como entrar em contato com os clientes e evitar que eles deixem de comprar da sua empresa. Conteúdo sensacional que você pode conferir aqui.

Cadastro realizado com sucesso!
Não foi possível realizar o cadastro, tente novamente.
Receba nossa Newsletter