Concorrentes diretos e indiretos, como usar a seu favor?

 Marketing BI 
Acompanhe sua concorrência e tome as melhores decisões para suas estratégias

Concorrentes diretos e indiretos, como usar a seu favor?

  

Um pequeno arrepio na nuca surge quando a palavra “concorrente” aparece na mente de qualquer empreendedor. Há quem não queira informações sobre, como se a falta de conhecimento fosse brecar o crescimento alheio. Neste texto, explico como você deixa o medo de lado usa a concorrência a seu favor. Vem comigo para o maravilhoso mundo do marketing digital!

Antes de mais nada eu quero começar com uma pergunta: quais são os seus concorrentes? Entre eles, quais são diretos e quais indiretos?

Saber o que o outro está fazendo pode aumentar o crescimento da sua empresa. Como? Simples. Analisar um projeto concreto, que oferece um produto - com a mesma finalidade que a sua -, não é copiar. É entender a complexidade e usar a livre disputa do mercado como um potencializador de vendas. Se o marketing digital nos proporciona isso, por que não aprender com os erros... dos outros?

Antes, ensino como classificar a concorrência.

 

Identificando concorrentes diretos e indiretos

 

Concorrentes diretos são aqueles que entregam o mesmo produto ao mesmo público-direto. Em uma feira de rua todas as barracas de pasteis são concorrentes diretas.

Para descobrir quem está na mesma corrida que a sua, basta observar o produto e quem está comprando. Pensando nessa perspectiva, fica fácil descobrir quem está concorrendo diretamente com você.

Concorrentes indiretos são mais complexos. Para identificá-los você precisa entender que o consumidor também tem vontades próprias. Continuando no exemplo do pastel de feira, vamos analisar o seguinte cenário.

Um jovem sai de casa e vai comer um pastel. Alguns metros antes de chegar, ele se depara com uma tapioca de queijo fresquinha, saindo do fogo. Ele decide, então, ficar por ali e comer a tapioca, descartando o pastel – e consequentemente todas as barracas que vendem o produto. Isso é uma concorrência indireta.

A própria economia do País pode ser um concorrente indireto. Em tempos de crise, a população tende a controlar os gastos. Supérfluos, como o pastel do fim de semana. As contas fixas da casa, então, tornam-se concorrentes indiretos da barraca da feira.

Ninguém vai deixar de pagar a conta de luz, o aluguel e afins, para comer um pastel com a família.

Agora que você já sabe identificar os competidores da corrida de vendas, vou explicar como o marketing digital pode te ajudar a usar a concorrência a seu favor.

 

Comparando dados dos concorrentes 

 

Comparar seus produtos e serviços com o da concorrência é uma das peças-chave da estratégia para você obter o crescimento da sua empresa. E foi pensando nisso que a Metlycs desenvolveu uma funcionalidade para que você escolha o que e quem deseja acompanhar e, de forma automatizada, e colhendo os dados. É o Comparador.

Depois de escolher quem são os seus concorrentes diretos e indiretos, você precisa monitorar o que eles estão fazendo. Com o Comparador, um trabalho cansativo e demorado é feito em instantes. E o melhor: de forma automática.

Na Metlycs você escolhe o que vai acompanhar. Sejam novidades, preços, produtos, engajamentos nas mídias sociais, o que você precisar. O Comparador faz o trabalho de monitoramento depois que você selecionar as áreas a serem analisadas, e ainda te alerta por e-mail quando alguma alteração é encontrada.

Saiba o que nossos usuários estão falando sobre o Comparador! Leia as reviews na Kmaleon

Olhe para os seus concorrentes com olhar crítico, de como usá-los a seu favor. E aproveite as possibilidades do marketing digital. Saiba mais do Comparador aqui.

Cadastro realizado com sucesso!
Não foi possível realizar o cadastro, tente novamente.
Receba nossa Newsletter