O que o cliente quer conversar no chat?

 CRM 
Converse da melhor forma com visitantes que chegam no chat

O que o cliente quer conversar no chat?

  

Atendimento via chats não é uma novidade. Desde que site é site, a aba de conversa está ali. O que mudou foi, justamente, o mundo. As pessoas estão com horários cada vez mais apertados e à procura de soluções rápidas – quando não para ontem. É aí que entra o novo em uma ferramenta antiga: a potência da comunicação.  

O chamado bate-papo não deve ser visto como incômodo. Essa ferramenta é um excelente lugar para gerar leads e, principalmente, fazer com que o cliente se sinta confortável e saia satisfeito com o atendimento.

 

Agora, próximo passo: use o chat para aperfeiçoar o seu site.  

 

Normalmente, o cliente usa o bate-papo para tirar dúvidas ou demonstrar incômodo com alguma ferramenta. Aproveite ao máximo esse retorno. Converse com eles, pergunte o que poderia melhorar o problema e aproveite para saber o que há de melhor no produto oferecido. Não há ninguém melhor para construir boas críticas do que usuários recorrentes.  

Incentivar o cliente a relatar problemas é um ótimo caminho. Obviamente ele não se sentirá confortável se a reposta no chat for ríspida e grosseira – não vamos replicar todos os ensinamentos do não fazer que há anos reclamamos do telemarketing ruim. Pense na conversa como uma troca de informações. Você oferece as respostas que o cliente precisa e ele te oferece propostas de melhoria no site.  

O que nunca podemos esquecer é que o visitante deve se ver encorajado a enviar uma mensagem no chat. Tudo isso tem a ver, é claro, com a receptividade. Antes da resposta chegar, o possível cliente precisa daquele empurrãozinho para clicar no "enter”. Mostre que a mensagem dele é importante, sempre lembrando que o bate-papo não é lugar para ideias ou dúvidas mirabolantes. Sabe aquela famosa frase: “Qualquer informação é válida”? Sem dúvidas você deve se agarrar nessa máxima.  

 

Abomine o inconveniente 

 

Essa ferramenta antiga e eficiente está longe de ser inadequada. O chat é uma oportunidade única de conectar prospects, leads e clientes sem ser invasivo e inconveniente – já falamos sobre Pop Ups invasivos aqui, lembra? Não adianta acreditar na fábula de que você vai atingir a pessoa do outro lado da tela só com um “como posso te ajudar?” se você não consegue ajudar. Dependendo da demanda, disponha de uma equipe para isso ou abrace você mesmo a função. Importante ter alguém que conheça cada pequeno detalhe do produto.  

Sendo assim, começamos a deixar a arrogância de lado e passamos a entender a potência do cliente. É preciso se adaptar a ele, e não o contrário. Leads e prospects são impacientes, querem tudo para ontem – e não podemos achar que não. Eles não vão “perder” tempo no chat respondendo inúmeras vezes a mesma questão. São consumidores, ou seja, estão no direito de receber uma resposta rápida e completa. Em trinta minutos você pode estressar o cliente e ainda levá-lo para a concorrência. 

E não se esqueça: o chat pode, ao mesmo tempo, ser o seu melhor amigo ou inimigo. 

 

Aqui na Metlycs temos um suporte humanizado e diferenciado para cada usuário. Foi assim que conseguimos uma das notas mais altas na Kmaleon! Veja só o que um de nossos usuários falou! 

Cadastro realizado com sucesso!
Não foi possível realizar o cadastro, tente novamente.
Receba nossa Newsletter