Planejamento de marketing digital: veja seus resultados se multiplicarem

 Marketing BI 
Aprenda se planejar no mundo digital e otimize suas vendas

Planejamento de marketing digital: veja seus resultados se multiplicarem

  

O planejamento de marketing digital é o primeiro passo para gestores de empresas físicas ou virtuais de pequeno, médio ou grande porte entrarem em um caminho sem volta (ainda bem!) de crescimento e prosperidade. Gestores que acertam no planejamento de marketing digital e monitoram a todo momento a performance de seus esforços veem seus resultados se multiplicando todos os dias.

 

Objetivos, informações e plano de ação devem estar no planejamento de marketing digital

 

Para acertar no planejamento, você deve ter objetivos claros e bem definidos: o que a sua empresa precisa/quer conquistar e só vai conseguir se tiver ações de marketing digital? Também é fundamental que você conheça bem o seu mercado de atuação. Pesquise sobre todo o cenário no qual a sua empresa está inserida; faça uma análise de seu segmento. Inclusive para que você possa definir os tais objetivos. Tudo precisa ser pensado em função do que o mercado apresenta; do momento atual do mercado. A partir daí, defina suas ações e estratégias com base em fatores que podem ter influência sob elas. Vamos ao plano de ação! Selecione canais e ferramentas de marketing digital que ajudarão sua empresa a se aproximar do cliente; aumentar sua credibilidade e gerar engajamento, principalmente nas redes sociais.

 

Público-alvo e consumidores em potencial

 

Outra coisa importante dentro do planejamento de marketing digital é a definição de seu público-alvo. Estude e conheça seus clientes e possíveis clientes para entender exatamente quem você quer (e vai) atingir e de que forma essas pessoas serão melhor (e mais) atingidas. Ferramentas do marketing digital são aplicadas única e exclusivamente para a reunião, e a análise de dados e informações de toda e qualquer pessoa que passa pela página do seu negócio na web. A partir de preferências definidas por você, essas ferramentas te ajudam a separar as pessoas por nichos. É justamente essa separação que importa na hora de definir quem se interessa verdadeiramente pelo que a sua empresa tem a oferecer. 

 

Análise da concorrência

 

Outras ferramentas importantes deste universo são as que colaboram com os gestores na análise da concorrência. Esse acompanhamento é importante para que cada o setor de inteligência de mercado entenda onde pode melhorar e o que pode modificar em seu próprio negócio, além de ter exemplos do que fazer e também do que não fazer.

 

Definição de conteúdo

 

Para um planejamento de marketing completo, também é necessária a definição de formato, modelo e identidade do conteúdo que será divulgado levando a assinatura da empresa/marca. O que, de fato, seu público-alvo gosta de ler ou ver quando acessa algum ambiente virtual? Que tipo de conteúdo será divulgado e através de quais meios cada tipo de conteúdo atingirá o público-alvo? Defina ainda as melhores e mais buscadas palavras-chaves que aparecerão em todo o conteúdo relacionado ao seu negócio. Isso influencia (e muito) nas pesquisas em buscadores e até na filtragem de hashtags.

 

Mãos à obra

 

Tendo seus objetivos traçados e seu público alvo e seu formato de conteúdo bem definidos, está na hora de desenvolver as estratégias de aplicação de todas as ferramentas e ações. É chegado o momento também de elaboração de um cronograma para cada estratégia e - é claro - de um orçamento bastante detalhado e preciso. Depois, é só colocar tudo em prática. 

Com o planejamento de marketing digital saindo do papel, fique atento em pontos que podem ser aprimorados e não deixe de revisar as bases com frequência. Capacite seus colaboradores e os inclua em cada nova ação, trazendo-os para perto. Encontre novos parceiros e renove parcerias já existentes. Pense também na retenção dos clientes e até mesmo em formas de lidar com clientes insatisfeitos.

 

E mais: 

 

Monitorar as métricas da empresa depois da aplicação do planejamento é indispensável. Não deixe de analisar e comparar, por exemplo:

- as taxas de conversão;

- o número de acessos à sua página;

- a taxa de rejeição da página e/ou do conteúdo enviado ou publicado;

- o posicionamento da página em buscadores.

 

Lembre-se!

 

Estratégias de marketing digital que não atingem seus objetivos têm como característica comum a falta de planejamento ou planejamentos inadequados. São considerados planejamentos com falhas ou problemas aqueles que: ignoram público alvo; possuem apenas uma direção; não priorizam diversificação (de ações, ferramentas, conteúdos); não incluem atenção e cuidado suficientes no quesito redes sociais e publicações e não tem critérios quanto à frequência de postagens ou seus formatos.

 

 

 

Você já viu o que nossos usuários estão falando da nossa plataforma? Leia uma review sobre a Metlycs na Kmaleon!

Cadastro realizado com sucesso!
Não foi possível realizar o cadastro, tente novamente.
Receba nossa Newsletter