Saiba como calcular o ROI no Marketing Digital

 Marketing BI 
Aprenda a calcular seu Retorno Sobre Investimento e otimize suas estratégias

Saiba como calcular o ROI no Marketing Digital

  

Retorno sobre investimento - em inglês return over investment - o ROI é um indicador; uma métrica geral de performance financeira, utilizado em cálculos de rentabilidade. Prevê com antecedência a efetividade de aplicações. É usado para que empresas entendam quais campanhas de marketing estão dando certo e têm maior taxa de conversão e invistam justamente nestas campanha e para que, portanto, realizem aplicações mais inteligentes e certeiras ou invistam ainda mais nos investimentos que já funcionam. Com o ROI calculado, as empresas descobrem quanto estão ganhando (ou perdendo) em cada investimento realizado e passam a ter em evidência pontos críticos que podem ser aperfeiçoados. A partir daí, aumentam a eficiência de suas gestões; melhoram decisões estratégicas; mapeiam custos; definem novas (e melhores) metas comerciais.

 

Áreas nas quais a aplicação do ROI é mais frequente

 

Na maioria das vezes calculado por segmentos, o return over investment pode ser considerado um dos super heróis dentro das ações de marketing digital. As áreas nas quais o cálculo do ROI é aplicado com maior frequência são as áreas de email marketing e marketing de conteúdo; mídias sociais; campanhas de sites de busca e de redes sociais; blogs corporativos. Vale lembrar que, sozinho, o trabalho do ROI não muda o caminho de uma empresa, mas sua influência na evolução e no aumento dos lucros é muito importante.

 

Fórmula para cálculo de ROI

 

A fórmula para calcular o retorno sobre os investimentos de uma empresa é simples. Ela consiste em subtrair, do valor total do investimento feito, o valor do ganho obtido. Em seguida, dividir este resultado pelo valor total do investimento (novamente). Empresas que desejam obter o ROI em porcentagem devem multiplicar esta fórmula por 100.

Afinal:

ROI = RECEITA - CUSTO ÷ CUSTO (x 100)

Sendo que receita é tudo o que a empresa arrecadou com suas vendas e custo foram as despesas necessárias para que o investimento se tornasse viável.

 

Limitações e vantagens do ROI

 

Como o cálculo de retorno sobre investimento não leva em conta as flutuações relacionadas à inflação ou tampouco considera a duração do investimento, para ter mais precisão ao realizá-lo é importante que todos os gastos estejam incluídos na fórmula; sejam gastos menores ou maiores. Empresas que implantam o cálculo de ROI e, posteriormente, fazem sua avaliação e comparação com cálculos anteriores, precisam estar cientes de que o trabalho requer paciência e organização. Para um ROI mais preciso, é necessário que a empresa tenha um panorama geral de seus ganhos investimentos (a curto, médio e longo prazo) bastante organizado e registre rigorosamente seu fluxo de caixa. São vantagens do ROI: o corte de gastos desnecessários; o aumento dos lucros e a obtenção de resultados financeiros mais duradouros.

 

ROI = Respostas Ótimas para Interrogações

 

Outra vantagem da aplicação de ROI em toda e qualquer empresa é o quanto o uso da fórmula pode ajudar a encontrar respostas para interrogações que, além de frequentes, têm enorme influência no desenvolvimento e crescimento da empresa. Podem ser exemplos destes questionamentos:

- quais as maiores fontes de lucro da empresa?

- quais canais de comunicação utilizados têm maior eficácia?

- como é o desempenho das campanhas de marketing realizadas pela empresa?

- os canais de vendas da empresa podem ser mais eficientes do que já são? e as vendas em si?

- a empresa está sendo capaz de fidelizar clientes e de prospectar novos clientes?

A gente aposta que você consegue pensar em várias outras perguntas que talvez possam ser respondidas pelo ROI, quando o cálculo é realizado de forma adequada e por especialistas no assunto. Acerte no cálculo do ROI e encontre as respostas que a sua empresa precisa ;)

 

 

 

Você já viu o que nossos usuários estão falando da nossa plataforma? Leia uma review sobre a Metlycs na Kmaleon!

Cadastro realizado com sucesso!
Não foi possível realizar o cadastro, tente novamente.
Receba nossa Newsletter