Você já organizou o faturamento do ano?

 Talks 
Organize o faturamento anual da sua empresa o quanto antes!

Você já organizou o faturamento do ano?

  

Dizem que o ano só começa depois do carnaval. Para o bem ou para o mal, as escolas já desfilaram no Anhembi e na Sapucaí. Águias de Ouro levou o troféu pela primeira vez em São Paulo, e a Viradouro foi a grande campeã carioca. Bem, acho que aqui já consegui te convencer de que, sim, o carnaval já acabou. Ou seja, momento perfeito para você organizar o faturamento do ano. Afinal, antes tarde do que nunca.  

O faturamento não é um braço da empresa e, sim, reflexo de sua organizaçãodeterminação. Ter controle da sua gestão financeira otimiza suas despesas, te ajuda a prosperar, na tomada de decisões e, é claro, traz a certeza dos pagamentos do ano.  

Não há como faturar se você não organiza o dinheiro que entra e o dinheiro que sai. Por isso, os números são importantíssimos antes de qualquer planejamento financeiro. A empresa precisa saber quanto está entrando e quando está saindo para projetar e prosperar.  

 

Como chegar nesses números? 

 

Não adianta fugir. Faturamento e matemática são palavras que andam juntas e o cálculo DRE (Demonstração do Resultado do Exercício) é a peça-chave para você descobrir quanto sua empresa está lucrando. São quatro categorias essenciais para o DRE ser equacionado: receita, custo de serviço prestado, lucro operacional e lucro líquido.  

 

Entenda o dinheiro que entra e o dinheiro que sai 

 

Antes de você chegar nos valores totais de entrada financeira, é preciso diferenciar receita líquida de receita bruta. Receita bruta é todo o dinheiro que entrou, sem filtros ou subtrações. Já a receita líquida é o valor total de entrada (receita bruta) menos os valores descontados por impostos. Somou, subtraiu e chegou em um resultado? Guarde ele.  

O próximo passo é fechar os gastos fixos mensais. Quanto você precisa para manter a empresa de pé e funcionando? Com essa pergunta é possível guiar a sua Margem Bruta, o que te possibilita organizar o futuro. Ao saber quanto - e como - sua empresa gasta por mês, o investimento fica muito mais fácil e seguro.  

Para chegar na Margem Bruta você precisa subtrair os gastos com marketing, administração e vendas. Deixe aqui só o que entra no caixa da empresa. Mas o que está incluso nos gastos de marketing e administração? 

  • Marketing: programas, automação, designers, vendedores, e-mail marketing, etc. 

  • Administração: internet, aluguel, limpeza, copinho de café, água, luz, canetas, bloquinho… tudo o que faz a sua empresa funcionar.  

Seguindo passo a passo as dicas, você chega no valor de lucro da sua empresa. Ou seja, o total do lucro líquido.  

Agora que os números estão claros, vamos para a organização:  

  • Não tenha medo de estipular datas. Assim como o vencimento das contas, seja fiel ao dia de fechamento. Ao menos um dia do mês precisa ser dedicado ao controle do caixa. O que entrou, o que saiu, qual o lucro?  

  • Jamais, em hipótese alguma, atrase qualquer pagamento. Os juros causam arrepios em donos de empresas, mas deveriam assustar mais. Não entre no erro da bola de neve dos juros e endividamento.  

  • Não ache que contador é um gasto desnecessário. A partir do momento que você abre uma empresa, não é uma escola contratar ou não o profissional: é obrigação.  

  • Sabe aqueles copinhos plásticos por mês? Não ache que é supérfluo e, por isso, não precisa constar nos seus gastos. Anote todos os centavos. Comprou uma paçoca para agradar a reunião com o cliente? Anote. Decidiu revestir os computadores com adesivos personalizados? Anote. Não tenha medo e não esqueça de nada.  

Matemática feita e organização encaminhada, as suas chances de erros financeiros são menores - quando não mínimas. Construa cada tijolo da sua empresa e aprecie cada conquista. Garanto: não há nada mais prazeroso do que ver o retorno do seu esforço. Com tanta organização, quem sabe, você ainda consegue se programar para o próximo carnaval e até arriscar um samba no pé? Quando os negócios vão bem, a leveza da vida é pura consequência. 

 

A Metlycs pode te ajudar a se organizar

 

A automação de Marketing está aí para ajudar! Com ela é possível colher dados em tempo real ou simplesmente deixá-los registrados em um mesmo lugar. 

Entendendo de onde seus leads chegam e quais vendas foram feitas, é possível investir melhor em novas estratégias e direcionar os recursos para a fonte da receita mais alta. Não se engane: a organização também está no Business Intelligence

Na Metlycs você mantém um registro de conversões de cada lead. Essa é a primeira informação para entender sua base; se uma campanha de anúncios performa melhor que outra, você tem mais dados para montar estratégias cada vez mais assertivas. 

Depois de mandar ofertas via e-mail ou por campanhas de Pop Ups e Landing Pages, também é possível analisar as conversões, ou seja, quantas vendas foram realizadas. Além do número de produtos ou serviços vendidos, os dados de suas vendas servem também para entender quem são seus leads e quais são seus gostos e preferências reais - afinal, nem sempre o que pensamos na estratégia é o que acontece quando lançamos a campanha! 

Uma das nossas funcionalidades é extremamente importante para quem trabalha com vendas digitais e campanhas de anúncios: o Ping. Com ele, você monitora, automaticamente, a estabilidade do seu site. Temos vários exemplos de usuários que investem no Google sem saber se o site para o qual direcionam seus anúncios está no ar! Pense comigo: se um visitante clica sobre seu anúncio, mas não consegue acessar seu site, por que ele insistiria? Você acabou de perder uma venda para seu concorrente! E o pior: gastou dinheiro quando isso aconteceu, já que o visitante clicou sobre seu anúncio. 

Essa é uma importante lição para a organização do faturamento: otimizar os recursos. Pode ser que a melhor ferramenta seja a mais cara. Mas se ela entrega em agilidade, estabilidade e, consequentemente, número de vendas, por que não utilizá-la? Às vezes as coisas acontecem como aquele ditado em que o barato sai caro; seu dinheiro vai embora, e nesse caso não importa quanto foi gasto!

Esses são só alguns exemplos de como a Metlycs pode te ajudar a organizar seu faturamento! Caso você queira saber mais, entre em contato com nossa equipe de Customer Success. Eles estão aqui na Metlycs para te ajudar com suas estratégias e crescimento!

Cadastro realizado com sucesso!
Não foi possível realizar o cadastro, tente novamente.
Receba nossa Newsletter